8 de março de 2015

Como mostrar às crianças que o comportamento delas traz consequências

Toda atitude traz consequências e, por isso, precisamos ensinar para as crianças desde cedo como agir para trazer vivências positivas para suas vidas. Esse é o objetivo do livro  Como as Coisas Funcionam.  Ele ensina, em uma linguagem simples, como lidar com os pensamentos e sentimentos criando uma forma mais positiva de pensar e agir. 

Veja abaixo algumas dicas de como usar o livro Como as Coisas Funcionam com as crianças. 

Leia o livro com seus filhos ou alunos criando um diálogo leve e divertido. Você pode conversar sobre: 
  • A parte do livro de que mais gostaram. 
  • Usando a linguagem do livro, pergunte que tipo de raio está saindo deles naquele dia e o que podem continuar fazendo para que raiozinhos bons continuem saindo, ou como modificar isso se forem raios ruins.
  • Conversar sobre sentimentos, deixando que expressem sua compreensão sobre o que é cada um dos sentimentos (inclusive dando exemplos): amor, respeito, alegria, paz, bom humor, diversão, e outros que não estão no livro e que são valores/atitudes legais de se colocar para as crianças. 
  • Explicar que se o sentimento e o pensamento não são legais, é porque alguma coisa ruim (como medo, raiva, briga, fofoca) entrou no coração. E dar ideias e/ou criá-las junto com as crianças sobre como usar a imaginação para pensar em coisas legais e que as deixem felizes e sobre atividades de que gostam de fazer.
Ao ler o livro você terá mais ideias de como abordar esse assunto com as crianças. 

Compartilhe com a gente suas ideias, escreva para fazendoseumundomelhor@gmail.com.


Desejamos um Mundo Melhor para Você!


Acesse aqui para saber mais sobre o nosso trabalho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário